Aonde vai parar a música brasileira?

Léo Santana vocalista do
Parangolé tornou-se uma
estrela com o Hit "Rebolation"
De uns anos pra cá, mais precisamente quando entrou o novo milênio, ocorreu uma grande decaída na música brasileira com o surgimento do Funk, hits como "Dança da Motinha" e "Eguinha Pocotó" se tornaram sucessos.Músicas que não diziam absolutamente nada, eram apenas usadas para ganhar algum dinheiro e mostrar mulheres quase nuas dançando em cima de um palco.
Bom o que realmente me preocupa é que esse tipo de música em que é feita apenas uma repetição, e essa repetição não passa absolutamente nenhuma mensagem tornou-se uma moda nesse século, cada vez mais aparecem novas bandas e grupos que utilizam desse método para conseguir um espaço na sociedade, e o pior disso tudo é que tem gente que é fã dessas pessoas. Existe pessoas que fariam de tudo para conhecer o Léo Santada do Parangolé ,por exemplo, ou a um tempo atrás existia milhares de mulheres que gritavam pelo MC Leozinho, isso é preocupante. No momento em que uma pessoa que não tem absolutamente nada para passar para o público se torna uma estrela, significa que o público está com um nível de cultura um tanto baixo, que precisa conhecer músicas melhores e que possam passar alguma coisa de bom, não uma música que fica repetindo coisas vulgares ou "Rebolation é bom bom, rebolation é bom bom bom" umas trezentas mil vezes.
Marcelo vocalista da
banda Strike
Fico pensando como será o cenário musical para daqui a uns 10 anos, pois na última década, não vi surgir nenhum artista realmente bom e que tivesse músicas que mesclassem ritmo agradável com letra bem escrita, acho que o mais perto que chegamos disso, foram as bandas coloridas que surgiram de uns anos para cá, querendo ou não as letras de bandas como Strike, Fresno ou Cine ,por exemplo, falam alguma coisa, mas ainda assim não são letras que passem uma mensagem e sim letras que falam de garotas. O que eu realmente queria ver era surgir bandas novas ao estilo das que surgiram nas décadas de 80 e 90, como Titãs ou Paralamas do Sucesso, que são duas bandas que possuem bons compositores e boas idéias que acrescentam a cultura dos brasileiros.
Sei que é querer demais, mas o bom mesmo seria se surgisse por um acaso um John Lennon brasileiro ou um Frank Sinatra, ou seja alguém que marcasse a música brasileira e a reformula-se, tornando-a conhecida mundialmente não por ter mulheres que ficam quase nuas em cima de um palco e sim por ter conteúdo.

20 comentários:

mara* disse...

Se eu já tinha dificuldade em gostar de alguma coisa da MPB, agora ficou impossível. Tudo é descartável, acho que no geral...desde a década de 80 a coisa veio desabando.

Estou te linkando. Obrigada pela visita e comentário.

Victor Cesário disse...

com certeza a coisa vem piorando cada vez mais.
Obrigado pelo comentário e pelo link.

Macaco Pipi disse...

TÁ CADA VEZ PIOR...DE BOA
QUASE NADA QUE APARECE TEM SALVADO..

disse...

Muito legal o post! a verdade eh essa! Tudo que eh lixo tem feito sucesso ultimamente!
to te seguindo! se der passa la no meu!
http://deunatellha.blogspot.com

Abraços!

@naochupamanga disse...

Olá passando para retribuir a vista e opnar também!
Infelizmente esse é o destino da música brasileira, que assim como a extrangeira está com letras vazias e que se tornam hits por meio da repetição.
Embora o post se dedique apenas à música brasileira quero ressaltar que na música americana por exemplo, está do mesmo jeito e o pior é que a cultura deles invadem o Brasil de uma forma incrível e músicas sem uma gota de poesia como as da Lady Gaga, Beyoncé, Rihana e de outros, principalmente os rappers acabam se tornando super sucessos por aqui simplesmente pela repetição e pelo fato de a maioria das pessoas não saberem o que eles estão cantando.

http;//meucaonaochupamanga.blogspot.com

Guilherme Vidal disse...

que fim levo

Unknown disse...

realmente,
mas rebolatioon é bom bom rebolation é bom

Adriana Resende disse...

Há muita gente talentosa no mundo inteiro fazendo boa música, aqui em MG só há duas emissoras de rádio FM que consigo ouvir, no mais pesquiso muito e vou muito a lojas de cds importados, e pode apostar que sempre encontro algo bom...
Acho que há espaço para tudo e estas febres é só o espelho não da música mas sim da sociedade em que estamos vivendo (o que é pior ainda)...
Abraços.

Garcez disse...

seguindo aqui pra retribuir

Aripiprazol e Caiçara Parpitero disse...

A musica brasileira já foi para o brejo, são poucos que dão valor para a MPB, preferem valorizar essas drogas passageiras que insistem em perturar

Anônimo disse...

coe veh muito boa a postagem, a música brasileira esta em decadencia total, concordo muito com a sua postagem, sig ao meu blog de Download de Rock ok tawe o link

sonotalodownloads.blogspot.com

Unknown disse...

ADOREEI !
ótima postagem *-*

BLoG do CHARQuE disse...

A música brasileira está no seu melhor momento principalmente com a volta do é o tchan!!!

imaginem se o carrapicho volta tbm ia ser d+!!!


Ps: isso é ironia viu!
ahuahauuhauhahuahuaa


O melhor blog do meu .... Bairro
http://blogdocharque.blogspot.com/

Ovelha Negra disse...

Excelente postagem. Infelizmente a qualidade da música está a cada mais decadente. Pior é saber que não é apenas no Brasil, mas no mundo todo. Cantor bom é cantor polêmico, esse virou o lema. A nossa sorte é que ainda há algumas salvações que não recebem o reconhecimento merecido, mas estão ali. Sonho com o dia em que o sucesso vai abordar apenas aos merecedores dele, afinal, sonhar não machuca né.

Anônimo disse...

Não sei, eu estou nos anos 70 da música brasileira ainda... e tem sido bom, viu...

Andre Mansim disse...

Está dificil viu... As bandas nova são meio ruins mesmo, esntão a gente tem que escutar sons de gente da antiga. Já escutou o novo cd do Nasi ex- Ira! se chama Vivo na cena. Cara é muito bom!!!
Estou seguindo seu blog.

Allan Thalles disse...

Olá! Seu blog é realmente ótimo, uma redação maravilhosa e assuntos que abrem um debate para grandes discussões. Parabéns pelo blog. Uma boa pauta para você em minha opinião é a questão de certos ritmos não casarem bem com a lígua portuguesa como é o caso da cantora Wanessa. Também tenho um blog, lá posto poemas de minha autoria. Espero sua visita.

http://poemasdomeumicro.blogspot.com/

Vanessa Ribeiro disse...

Devo discordar quando cita ' strike' como banda colorida e que diz apenas sobre mulheres, não que eu seja fã ou qualquer outra coisa dos caras. Mas devo dizer que o som e algumas letras falam sim sobre a maneira como o cantor prefere levar a vida
Concordo quando cita funk, é lamentavel.

Bella Verissimo disse...

tudo que é lixo tem feito sucesso ultimamente, concordo!

Juliane Bastos disse...

não precisa cantar, apenas colocar uma roupinha bonita, subir no palco, rebolar ou encantar as meninas e deu, VOCÊ CONSEGUIU O SUCESSO ¬¬

é cômico isso ;@

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou crítica para o Portal M5

Twitter Facebook Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons