Assassinando o português

A internet, sem dúvidas, é uma das maiores invenções da história da humanidade. Com ela podemos viajar pelo mundo inteiro sem sair da nossa sala, podemos fazer novos amigos e até mesmo arranjar uma pessoa que queira desenvolver um relacionamento. Porém, com o surgimento de salas de bate-papo e redes sociais as pessoas começaram a perder um pouco das regras da língua portuguesa.
Podemos facilmente achar pessoas cometendo barbaridades relacionadas a escrita correta hoje em dia na Web,   muita gente esquece regras básicas que são ensinadas na 1ª série do ensino fundamental como por exemplo a utilização correta do M e do N. Milhares de pessoas utilizam M quando deveriam utilizar N e vice-versa. Já vi escrito coisas como: "Tanbem", "Ponba", "Temso"... Todos esses são erros grotescos que deveriam ser abominados por todos os falantes da língua portuguesa. Sendo que é uma coisa extremamente simples de ser entendida: Antes das letras P e B se utiliza a letra M e antes das consoantes restantes se usa a letra N. Erros como esses podem indicar também o baixo nível de escolaridade do povo brasileiro, por que indica que essas pessoas não possuem uma boa base de alfabetização.
Outro grande fator que causa um bom esquecimento da forma correta de se usar o português são as tantas abreviações utilizadas para diminuir o número de caracteres utilizados para escrever uma palavra. Com a freqüência de utilização desse modo de escrita é normal que a pessoa se acostume a escrever desse modo e acabe cometendo alguns erros em provas escolares ou algum documento de trabalho. Temos que saber separar os momentos que pode se escrever dessa forma e as horas que não se pode. O mais incrível disso, é que existem abreviações que na verdade não abreviam nada, como por exemplo abreviar a palavra NÃO para NAUM. Não vejo vantagem em escrever NÃO dessa forma, pois para escrever a palavra da forma correta é necessário que sejam pressionadas quatro teclas do teclado, e da forma errada também é necessário que sejam pressionadas quatro teclas, conclusão; é escrito errado apenas para escrever errado.
Os usuários da internet deveriam tentar exercitar a escrita correta na internet, deixar o "internetês" de lado e voltar para o Português.

9 comentários:

@laisoliveiracm disse...

Sabe o que é pior do que pessoas escrevendo errado em salas de bate-papo e msn? Blogs com os mesmos erros (quando não piores!). Eu já visitei vários, dá até arrepio. Pré-requisito pra ser blogueiro é saber escrever, né não?
Não tem nada demais em abreviar, mas existem ocasiões pra isso. Ser versátil é uma grande demonstração inteligência.
Concordo plenamente com o que você escreveu, e assino em baixo!

Fernando disse...

É uma realidade o que descreveu em seu post. Muitos têm deixado de lado as regras básicas de Gramática e Ortografia - principalmente -, assassinando a nossa Língua Portuguesa.

Há de se prestar mais atenção quanto a grafia correta das palavras, acentuação, concordância etc. É sabido que ninguém consegue se expressar em português 100% corretamente. Contudo, o mínimo de respeito para com o nosso idioma é essencial.

É louvável o uso do internetês, mas devemos saber o momento certo de usá-lo. Esse "dialeto" veio para tornar a nossa língua mais rica. Entretando, temos de pensar no momento mais apropriado para o seu uso.

Temos de ser poliglotas em nossa própria Língua!

Há outro porém: caligrafia! Por causa da internet, cada vez mais estamos relaxando na forma com que escrevemos. Precisamos nos atentar a esse "probleminha", também.

Parabéns pelo post e obrigado por sua visita lá no SEU ANÔNIMO.

Forte abraço,

Fernando Piovezam
seuanonimo.blogspot.com

CarlosA disse...

O problema disso é que crianças acessam a internet, e começam a achar legal falar errado e digitar usando algumas abreviações. Só que estas acabam sendo prejudicadas na escola e no resto da vida.

Bom Blog, parabéns!

Fernandes disse...

Acho, que primeiro você deve aprender a escrever corretamente, depois você pode abreviar, usar letras com "n" para não... Entre outras coisas,mas somente na internet.
O que acontece, com a Inclusão Digital, cada vez mais cedo as crianças tem acesso ao computador, e junto com o computador, esses vocabularios,
as vezes até sem ter aprendido a ler e escrever corretamente nas escolas. dai vem uma fonte.
Outros são porque as pessoas são Burras mesmo ou querem se mostrar.
http://ipirados.blogspot.com/

Café com Leite disse...

Ola tudo beém?? muito boom seu blog eim quer fazer uma parceria?? vai la no meu blog segue que eu te sigo de volta : http://zica-do-pantano.blogspot.com
Depois de seguir deixa um comentário no meu blog que eu te sigo de volta i caso queira uma parceria com banner é só avisa la ok?

NeRsO disse...

Isso se tornou um vício pra muitos... eu diria que sem volta. Ah... mais nem tudo na vida é perfeito, não precisamos andar ao pé da letra.

Blog UaiMeu! disse...

A gente vê direto o português sendo assassinado. Mas acredito tbm que qdo conversamos no msn tem q ter ser algo mais prático.

abraços

Anônimo disse...

é sempre bom lembrar que assim como na fala existe o momento de "se preocupar" com a escrita, eu particularmente não vejo problemas nos processos de truncamento e abreviação que são utilizados...

http://cafedefita.blogspot.com/

Tiago Guillen

pedroH. disse...

odeio, acho uma pena.. mas, oras... abreviar é normal, mas escrever errado.. de outro jeito, é complicado.

---

custa nada clicar, olhar, comentar..

http://baakerbar.blogspot.com/

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou crítica para o Portal M5

Twitter Facebook Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons