O desprezo ainda praticado sobre as mulheres.

A figura da mulher na sociedade humana durante muito tempo foi considerada como sendo inferior e menos capaz do que o sexo masculino. As mulheres eram vistas como sendo apenas um objeto de procriação e de cuidados domésticos, sem nenhum direito a trabalhar em locais públicos e muitas vezes sem o direito de sair de casa. Basicamente a mulher “servia” apenas para a reprodução, criação de filhos e para cuidar da casa.
Na atual época, cada vez mais a figura feminina está conseguindo um espaço maior dentro de uma sociedade que por tantos anos se apresentou bastante machista, hoje em dia não existe tanto aquela velha diferença de funções e trabalhos que havia a anos atrás, mulheres podem exercer qualquer profissão assim como os homens.
Em pleno século XXI, ainda existem certos princípios sociais de alguns países que se mostram bastantes atrasados em relação ao resto do mundo, tais princípios que impedem uma mulher de mostrar o rosto, por exemplo, como acontece em alguns países muçulmanos. Sei que o fato de mulheres em países principalmente do Oriente Médio não terem os direitos libertos dos homens tem algumas ligações com a religião praticada neste local, porém, acredito que isso apenas retarda o crescimento dos países da região. Quantas talentosas mulheres estão trancafiadas em suas casas? Quantas dessas mulheres poderiam hoje estar criando ou descobrindo coisas incríveis para o país e para a humanidade?
Dei como exemplo os países muçulmanos em relação ao extremo machismo ainda existente em certos locais de nossa sociedade, mas, não se pode dizer que apenas países praticantes do Islã ainda insistem em atitudes de discriminação da mulher. Ainda existem grupos que defendem ideias machistas em grandes potências por exemplo. Um país que pode ser usado como referência é a China, um país com uma grande população e uma grande cultura, porém peca quando o assunto é igualdade social. Mulheres chinesas sofrem grande discriminação no trabalho e na educação, e isso apenas por serem mulheres. O cotidiano dessas mulheres se agrava e muito, devido à famosa Política do Filho Único adotada pela China devido à superpopulação do país. A tradição chinesa diz que ao casar-se a mulher deve mudar-se para a casa dos pais do seu marido e também que na idade avançada de seus pais, apenas um filho homem tem a obrigação de cuidar destes.
Não existem motivos para que na atual situação socioeconômica mundial se despreze a capacidade e o talento feminino para o avanço tecnológico e intelectual da sociedade. Muitas vezes ouvimos comentários machistas e infelizes sobre algo feito por uma mulher, vejo isso como uma inveja e falta de capacidade de quem fez o comentário de superar a figura feminina que executou tal feito. As mulheres já provaram e continuaram provando que merecem um espaço no ambiente de trabalho e nas ruas do mundo, afinal a igualdade social é uma obrigação da sociedade.

15 comentários:

Bruna disse...

existem muitas mulheres que tambem sao machistas..
é uma questao muito delicada, que envolve muitos pontos relevantes e irrelevantes..

Aline disse...

O pior é que o machismo não é exclusividade dos países mulçumanos... Existem muitas pessoas retrógradas no mundo... Mas as mulheres estão cada vez mais conquistando espaço...

Caroline disse...

É um absurdo..
As vezes me pergunto se realmente o Homem conseguirá evoluir...

Unknown disse...

Essa questão de pré-conceito é histórica. Muuitos dizem que ela vem aumentando, eu penso que não. A mulher está exercendo bastante habilidades hoje e a cada dia ocupa seu devido lugar. Muuuuito bom o blog! Vou sempre passar aqui!

Diogopensamentos.blogspot.com

Tati disse...

belo blog! Parabéns!

Bruno Costa disse...

Nas sociedades ocidentais ainda existe preconceito. Elas ganham menos e as liberdades sexuais são restritas, especialmente no campo moral. Temos ainda o tabu do aborto e outras questões sempre importantes de se debaterem.

JASMINE TIGER disse...

gostei do seu blog ..Existem muitas pessoas retrógradas

Anônimo disse...

Ainda tem muito o que ser discutido, o machismo mata.

***
Escrevo pro: http://cafedefita.blogspot.com/
(Patrícia Araújo - Colaboradora)

Sarinha Silva disse...

Adorei, assuntos interessantíssimos

já to seguindo http://guiabasicodamoda.blogspot.com/

Maíra Cintra disse...

Muito interessante! ótimo seu blog!
mairacintra.blogspot.com

CarlosA disse...

Belíssimo blog, e ótima postagem!
Parabéns, gostei muito das temáticas e da forma que os assuntos foram abordados!

Anônimo disse...

machismo é uma coisa que vai persistir por mt tempo ainda

Renato Abrãao disse...

Não vejo lógica em atitudes machistas existentes no mundo todo, são coisas desnecessárias que tornam a nossa sociedade desvalorizada

Bruxinha Chic disse...

Nossa, superinteressante msm teu blog. Parabéns!!!
Estou seguindo e vou acompanhar as matérias.
Espero que possas seguir o meu tb: http://bruxinha-chicblogspot.com/ Ficarei feliz!!
Abraços

Fernando disse...

Olá Victor
As mulheres já conquistaram muito espaço, e vão conquistar mais, independente do desprezo e preconceito que vão sempre existir. A cada dia que passa vejo que as mulheres tem muito mais disposição para lutar por seus objetivos que o homem. Por isso elas crescem e ocupam espaços que antes eram exclusivos do homem.

Grande abraço
Fernando dos Santos
se puder comente os dois blogs Victor
Valewwwww

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou crítica para o Portal M5

Twitter Facebook Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons