Estamos aptos a escolher os corretos?

Estamos em 2012, ano de eleições no Brasil. Estarão fazendo campanha prefeitos e vereadores em cada um dos muitos municípios existentes em nosso país. Cento e trinta e oito milhões de brasileiros se dirigiram as urnas no dia sete de outubro para mais uma vez decidir quais os representantes que estarão à frente de cada cidade brasileiro nos próximos quatro anos. Mas e agora, estaremos nós cientes e aptos para escolher os melhores para cada cargo?
Infelizmente, muitos desses milhões de eleitores levam o processo eleitoral como uma grande brincadeira, na qual se pode votar no candidato mais engraçado, no indivíduo que fizer a propaganda política mais divertia. Por outro lado, existem aqueles que não levam tudo isso como uma piada, porém não avaliam os prós e os contras do candidato em que vai votar. Mas por que? A explicação que dou para isso é simples, vários eleitores não votam no candidato em si e sim na legenda do partido. De que adianta eu saber que o candidato do partido X teve vários escândalos em seus mandatos se eu votarei nele de qualquer forma, apenas porque eu sou afiliado de seu partido? Por que fingir que nada aconteceu em torno de tal candidato apenas para manter a boa imagem do partido?
Podemos presenciar frequentemente casos como esse. Pessoas fanáticas por algum partido político que fazem de tudo para fazer parecer que este é o melhor. Chamo isso de "alienação política". Talvez um certo desinteresse existente no cidadão brasileiro acarrete atitudes como essas. O fato de que se é simpatizante de certo partido, não justifica que se eleja certos indivíduos apenas porque fazem parte de certa parte da política.
O certo é que se faça uma grande pesquisa em torno de todos os candidatos. A forma com que escolhemos nossos representantes é o reflexo de nossa sociedade. Se fizermos da política uma piada, o país se tornará uma piada. Talvez o povo brasileiro deve-se assistir as consideradas "chatas" propagandas políticas com um bom toque de crítica, avaliando pontos de cada um que está lá apresentando uma proposta. Seria ideal se esquecêssemos um pouco as polêmicas da novela das oito para pensar em escolher pessoas de fundamentos positivos que possam levar nosso país adiante, que possam finalmente fazer do Brasil um país de prestígio.

1 comentários:

Frederico R. disse...

acredito que não tenhamos pessoas com a cabeça boa suficiente pra fazer uma escolha correta

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou crítica para o Portal M5

Twitter Facebook Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons