Os Maiores Brasileiros II - Padre Landell de Moura

Dando continuidade a série de postagens referentes aos maiores brasileiros de todos os tempos apontados pelo SBT venho agora com o 91º colocado da lista: o Padre Landell de Moura. Pra quem não conhece, os feitos desse sacerdote foram realmente importantes para a humanidade. Foi o pioneiro na transmissão de voz humana através de ondas de rádio.

Os Maiores Brasileiros II - Padre Landell de Moura



Roberto Landell de Moura nasceu em Porto Alegre no dia 21 de janeiro de 1861. 
Embora tenha sido um Padre da Igreja Católica se tornou famoso não por seu legado como sacerdote e sim por suas pesquisas com ondas eletromagnéticas e transmissão via rádio.
Ordenado padre em 1886 quando formou-se em Teologia nColégio Pio Americano e na Universidade Gregoriana em Roma. Aqui que Landell de Moura inicia seus estudos na área da física e da química. Ao retornar ao Brasil seguindo como um autodidata continuou a fazer seus experimentos, realizando assim suas primeiras experiências públicas no final do século XIX.
Utilizando de suas próprias invenções Landell transmitiu a voz humana por meio de dois veículos; o primeiro, um transmissor de ondas que utilizava um microfone eletromecânico de sua invenção que recolhia as ondas sonoras através de uma câmara de ressonância onde um diafragma metálico abria e fechava o circuito do primário de uma bobina de Ruhmkorff, e induzia no secundário dessa bobina uma alta tensão que era irradiada ou através de uma antena ou de duas esferas centelhadoras. A detecção era feita por dispositivos que foram sendo melhorados ao longo do tempo.
O segundo meio utilizado pelo cientista era através do aparelho de telefone sem fio, que utilizava a luz como uma onda portadora da informação de áudio. Neste aparelho, as variações das pressões acústicas da voz do locutor eram transformadas em variações de intensidade de luz, de acordo com a onda de voz, que eram captadas em seu destino por uma superfície parabólica espelhada em cujo foco havia um dispositivo cuja resistência ohmica variava segundo as variações da intensidade de luz. No circuito de detecção havia apenas o dispositivo fotossensível, uma chave, um par de fones de ouvido e uma bateria. Por utilizar a luz como meio de transporte de informação, Landell é considerado um dos precursores das fibras ópticas.
O padre inventor enfrentou problemas de aceitação com o público brasileiro, por vez teve seu laboratório inteiro destruído por moradores das redondezas por considerarem-no um "feiticeiro". Ao requisitar dois navios da esquadra de guerra brasileira para demonstrar a funcionalidade de seu invento, o presidente da República da época Rodrigues Alves apenas o caracterizou como um louco e ignorou o pedido.
Com falta de apoio financeiro Landell de Moura não pôde dar continuidade aos seus estudos e nem conseguiu construir grandes equipamentos de rádio. Enfrentando também grandes problemas com a Igreja Católica que não aceitando um padre Físico, Químico e Inventor o transferiu para cidades onde não havia energia elétrica.


Curiosidade sobre a posição

Como podemos ver, embora pouco conhecido o Padre Landell de Moura foi inovador em seus experimentos, e poderia sim estar melhor colocado nesta lista. Acima dele em posições próximas figuraram quatro brasileiros que não há explicação sobre o porquê de estarem na lista e de estarem na frente de um homem genial como Landell de Moura. Abaixo estão eles:


Anderson Silva? Um grande lutador com certeza, talvez o maior que já entrou em um octógono. Mas isso lhe faz um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos? E lhe da o direito de figurar em uma posição acima de um homem que praticamente iniciou o estudo de transmissão via rádio? 


Dessa, eu não tenho o que falar. O que a Joelma está fazendo nessa lista? E ainda por cima na frente do Padre Landell e do bacteriologista Vital Brazil. O povo brasileiro deve rever quem realmente fez por merecer.


Padre Landell de Moura inventou os equipamentos para transmissão via rádio, Vital Brazil descobriu o antídoto para veneno de cobra mas... Ronaldinho Gaúcho joga muito. Acho que foi esse o critério do público para colocar um jogador de futebol na frente de dois grandes estudiosos do Brasil.


Esse sim, confesso que ri quando visualizei esse nome incluído na lista. O que o Datena fez pelo Brasil? Apenas um jornalista que fica gritando e tentando formar opiniões das pessoas brasileiras. Além de fazer questão de mostrar tragédias e acidentes com imagens detalhadas das vítimas. É minha gente ele é maior que Landell de Moura.



10 comentários:

Alexandre Rodrigues disse...

Fiquei envergonhado com a lista dos maiores brasileiros!!!!

Dafs disse...

É por essas e outras que o Brasil está onde está!

Interessante o blog, seguindo! (:
http://theonlyexceeption.blogspot.com.br/

Andy A. disse...

há discrepâncias absurdas , mas esta Joelma ultrapassa todos os limites do bom senso ,se tratando do Brasil até que não se admira deste feito rsrsrs

C. Ricardo disse...

tá ai, um brasileiro que eu nem sabia que existia e que com certeza merece estar na lista.
hahahahahahahahaha ri mt com a joelma e datena!

Frederico R. disse...

inacreditável o país em que vivemos... pode ver que acontecem coisas ridículas a muito tempo. Como que um presidente da república se nega ajudar o avanço de pesquisas importantíssimas. O Brasil poderia ter sido muito mais importante para o cenário mundial do que é.

KGeo disse...

essa lista não foi muito bem pensada

Andresa Lee disse...

Confesso que desconhecia a história do Padre Landell de Moura e achei bastante interessante.
Quanto ao restante da lista, concordo com o primeiro comentário: fico envergonhada de ver que tipo de pessoas são consideradas gradiosas diante do país.
Nada contra nenhum destes, até porque não os conheço como pessoas nem sei por quantas anda o caráter de cada um.
Mas entrar na lista dos maiores brasileiros já é demais... Se cada um fizesse sua parte por algo a mudar o Brasil...
Infelizmente vivemos em um país onde os grandes feitos são abafados pela cultura de massa, em especial as baboseiras musicais e televisivas.

Victor Cesário disse...

Lee: Eu também confesso que antes de pesquisar para formular esta matéria era desconhecido da história do Landell de Moura. E acredito que uma boa porcentagem da população de nosso país também é. Simplesmente por que não fomos ensinados a valorizar aqueles que realmente merecem.

Continue acessando e se puder diulgue! :)

Rodrigo Ferreira disse...

Não gostei muito da lista, achei que os brasileiros não pensam antes de votar nesse maiores brasileiros. Joelma, Datena e Ronaldinho prefiro não comentar essas pessoas não fizeram nada pelo Barsil. Joelma cantora homofobica, Datena sem graça e não fez nada , não coloca nenhum centavo para o Brasilk e Ronaldinho vamos esclarecer ele não fez nada pelo futebol brasileiros só fez coisas lá fora e aqui só ficou pegando mulheres e fazendo festinhas e nosso futebol nada.

http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

KduG disse...

que coisa mais engraçada sahushasa
como alguém pode pensar em colocar a Joelma?

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou crítica para o Portal M5

Twitter Facebook Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons