Os Maiores Brasileiros IV - Paulo Freire

Após uma pequena pausa nas postagens, continuo hoje com a série de matéria sobre os brasileiros merecedores de um lugar na lista dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos. Mas, quem é o próximo da lista? O educador Paulo Freire


Os Maiores Brasileiros IV - Paulo Freire


Paulo Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921 em Recife.
O famoso educador Brasileiro entrou para a universidade do Recife em 1948 para cursar Direto porém se dedicou também aos estudos de filosofia da linguagem. Nunca exerceu a profissão de advogado, optou por trabalhar em uma escola de segundo grau lecionando Língua Portuguesa.
Em 1946 Freire foi indicado para o cargo de Diretor de Educação e Cultura do Serviço Social em Pernambuco, onde inicio seu trabalho com analfabetos pobres.
No ano de 1961 tornou-se Diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife e nesse mesmo ano realizou com a sua equipe as primeiras experiências de alfabetização popular que acabariam por formar o Método Paulo Freire. Tal grupo alfabetizou cerca de 300 cortadores de cana em apenas 45 dias. Como consequência dos ótimos resultados, o governo do Brasil aprovou a multiplicação de tais experiências em um Plano Nacional de Alfabetização, que visava a formação em massa de educadores e a implantação rápida de 20 mil núcleos pelo país.
Já em 1964 após alguns meses da implantação do Plano, o golpe militar liquidou com o esforço. Passou preso durante 70 dias sendo considerado um traidor. Logo após foi exilado por um tempo na Bolívia e trabalho no Chile pelo Movimento de Reforma Agrária da Democracia Cristã e para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação durante cinco anos. Foi em 1967, ainda durante o exílio em terras Chilenas que Freire publicou seu primeiro livro no Brasil, com o título de Educação como prática da Liberdade, baseado na sua tese Educação e Atualidade Brasileira.
O livro foi muito bem recebido e - como consequência disso - Paulo Freire foi convidado em 1969 a ser um professor visitante da Universidade de Harvard.
Após um ano nos Estados Unidos Freire se mudou para Genebra na Suíça onde trabalhou como consultor educacional do Conselho Mundial de Igrejas. Durante esse tempo, atuou como consultor em reforma educacional em colônias portuguesas na África, particularmente na Guiné-Bissau e em Moçambique.
Em 1979 - devido a Anistia - o educador pôde retornar ao Brasil, porém optou por voltar apenas em 1980. Ao chegar ao seu país natal, Paulo filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e passou a atuar como supervisor para programa do partido para a alfabetização de adultos de 1980 até 1986. O PT venceu as eleições municipais paulistanas em 1988 colocando no poder Luiza Erundina, logo Freire foi indicado para secretário da educação de São Paulo, exerceu o cargo de 1989 a 1991. Dentre as marcas de sua passagem pela secretaria municipal de Educação está a criação do MOVA - Movimento de Alfabetização, um modelo de programa público de apoio a salas comunitárias de Educação de Jovens e Adultos que até hoje é adotado por numerosas prefeituras (majoritariamente petistas ou de outras orientações de esquerda) e outras instâncias de governo.

Paulo Freire é o brasileiro com maior número de homenagens na história de nosso país. Recebeu 41 títulos de Doutor Honoris Causa pelas universidades de Harvard, Cambridge e Oxford.




Curiosidade da Posição


Esse aqui foi bizarro. Missionário RR Soares? O que eu vou falar dessa posição? O que essa pessoa fez pelo nosso país e pelo nosso povo? Ele é só mais um daqueles que explora a insegurança das pessoas para pedir dinheiro pela televisão. Completamente sem sentido esse nome aparecer na lista.

5 comentários:

Anônimo disse...

quem é esse missionário RR soares?

Frederico R. disse...

o cara tem um programa na Band eu acho. Show da Fé

Claudio Chamun disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudio Chamun disse...

Vitor:
Quando visitaste meu blog ele estava com problemas para o cadastro de seguidores.
Agora está Ok. Aguardo sua retribuição.
Abraço.
www.cchamun.blogspot.com.br

Unknown disse...

Pastor RR.Soares fais uma grande obrar pra Jesus cristo

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou crítica para o Portal M5

Twitter Facebook Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons